quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DEÍSTAS?

O deísmo quer construir uma figura de deus criador através da razão.
François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire, era considrado deísta. Entretanto como se pode afirmar que o deísmo não se perca entre o que é considerado razão ou mearazon ou não razão, pelos insensatos homens ilustres através de suas pregações filosóficas.
Depois de navegar por diversos conceitos filosóficos, penso que os “saberes” dos “grandes pensadores” os quais se digladiam mais por vaidades pessoais de indivíduos que se aderem a esta ou aquela corrente filosófica, sem se desvencilharem da tendência animalesca de gregariedade que impulsiona o animal a formar grupos que lhe garanta a sobrevivência. Navegar em um barquinho, sozinho, sem apoio da comunidade filosófica e, ou científica, é extremamente temerário para quem quer ser reconhecido publicamente por suas atividades intelectuais.
O filósofo inglês Antony Flew, depois propalar idéias ateístas, quase toda a vida, sendo mesmo, um defensor do ateísmo, ao chegar a velhice declarou publicamente que se que se tornara deísta. Ora, isso, com certeza deve ter enchido de entusiasmo os “filósofos cristãos” que viram um ateu se convertendo.
Eu não diria que houve nem isso e nem aquilo no comportamento do ateu que tergiversou. O que ocorre, na verdade, é que o ser humano em imensa dificuldade de aceitar um questionamento próprio que o coloque de encontro com acervo mundial de propagação de divindades poderosíssimas e que por uma questão de assuntos estratégicos que não nos convêm contrariar, visto que todas podem atravessar seu íntimo e saber o que você está pensando, o que pensou e o que pensará, portanto, não tente nem cogitar qualquer sedição que fira ao menos de leve qualquer divindade, e esta tem milhões de consciências a lhe direcionar um feixe de injurias capaz de arruinar sua vida familiar, sua saúde, sua carreira e até mesmo sua reputação. Quem não tem medo de uma bestialidade destas? Sair de uma sistemática desta envergadura requer uma grande dose de iluminação. Não é fácil. Penso que ao nos libertamos desta maldição, ao qual mais de cinco quintos da humanidade que tem acesso à informação escrita através da leitura é  adepto a algum tipo de guia poderoso que, de alguma forma lhe controla o itinerário nesta vida, mas ao nos libertarmos disto, estaremos já, na metade do caminho, qualquer que seja sua extensão. Falo de um caminho que nos conduza ao nosso jeito de conduzir as coisas sem estar atrelado a nenhuma corrente de credos que não pertence ao nosso direcionamento.
Entrar em um barquinho e seguir rumo a seu plano de navegação; é pensar assim como penso;  não me parecendo viável perscrutar a origem do todo que nos tornamos em cultura, evolução educacional, estando, como estamos, com relativa liberdade de nos posicionarmos. Mas sim considerarmos a possibilidade de assim como aqui no planeta terra, evoluímos em conjunto até que conseguimos uma democracia razoável democracia na maioria dos paises, e esta prática está se espalhando até nas ditaduras mitigadas em teocracias, (o que é pior). Mas até mesmo estes redutos do totalitarismo estão ruindo e não por ação de um líder mundial, mas sim de uma tendência global que se espalha em virtude das facilidades nas comunicações. Sim, se com toda nossa desorganização mundial, estamos caminhando paulatinamente para uma sociedade globalizada, sem a famigerada presença de um governante, e sim de uma consonância de idéias de como na idéia original da ONU em exigência de cartas de intenções. Podemos então formular a hipótese de que haja uma evolução universal ou multiuniversal, sem contudo elaborarmos a idéia de um criador e sim de expansão natural com núcleos evolutivos que depois se aglutinam em um só para depois se aderem a outros já agrupados a assim, sem questionarmos onde isso irá dar e sim caminharmos em consonância com aquilo que razoavelmente interpretamos de todas as correntes filosóficas: não façamos com os outros, qualquer interferência que não gostaríamos que nos fizessem,  e. sem competições estúpidas de grandezas imaginarias, e com certeza estaremos em paz com nossos semelhantes e assim sairmos dessa condição de civilização em condições primárias de compreensão da existência, ou seja, nos primórdios da noção de que somos uma partícula essencial para o desenvolvimento deste universo que existe em nossos sentimentos e que a ele pertencemos numa razão de que só existe você se relacionando com tudo que te cerca e que você tem de se adaptar ao meio de forma a desfrutar de tudo que é lhe é proporcionado. Até que tenhamos um relacionamento tão harmônico possível com o resto do que ultrapassa de nós.
ZANELLI

2 comentários:

  1. Boa noite

    Um Salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia, simplesmente pela leitura das Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso SER.

    SALMO 3
    1 SENHOR, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
    2 Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.)
    3 Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
    4 Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.)
    5 Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.
    6 Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.
    7 Levanta-te, SENHOR; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.
    8 A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)


    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!.
    A paz esteja contigo

    ResponderExcluir
  2. Aí esta a belicosidade, da qual a famigerada "Holly Biblle" está impregnada. Vamos deixar o maniqueísmo para quem é maniqueísta e vamos analisar com um padrão racional. Penso que não podemos falar de paz quando todo o maior livro do compêndio bíblico está recheado com cânticos extremamente belicosos, os quais incitam para a "gloria" militar do poderoso rei Davi, que segundo consta foi mais sanguinário que o próprio Adolf Hitler, do qual se suspeita ser sua essência energética que uma vez materializado neste orbe, que se trata de uma civilização em escala primária de evolução, promove matanças sistemáticas visando um lado negro da evolução. Tal lado negro tem sido evidenciado através da história, pelos adeptos do cristianismo, os quais são protagonistas de verdadeiros genocídios através dos tempos. É só clicar e ver os vídeos espalhados pela rede que hoje circulam livremente pela santa net que tem sido a maior revelação de todos os tempos, já que, as teocracias existentes de forma a parecerem estados laicos sem o serem, exerciam uma forte barreira de comunicação, em nome do "politicamente correto".

    ResponderExcluir